Procuração Bancária

Neste artigo vamos abordar procuração bancária sob o enfoque:
  • 1) O que é e para que serve uma procuração Bancária?
  • 2) Qual tipo de procuração devo usar para movimentação bancária? 
  • 3) Quais dados devem conter numa procuração bancária?
  • 4) O que uma procuração bancária pode autorizar ?
  • 5) Qual a validade de uma procuração bancária?
  • 6) Antes de Fazer Procuração Bancária consulte seu Banco
  • 7) Modelo de Procuração Bancária

1) O que é e para que serve uma procuração Bancária?

A procuração é o documento no qual uma pessoa autoriza a outra a representá-la. No caso de Bancos, é muito comum que filhos representem pais de idade avançada ou com dificuldade de locomoção.

2) Qual tipo de procuração devo usar para movimentação bancária? 

A procuração utilizada via de regra é pública, ou seja, elaborada através de cartório. Dificilmente bancos e instituições financeiras aceitam procuração particular.

3) Quais dados devem conter numa procuração bancária?

A procuração bancária exige que o representado (outorgante) conste o banco, número da agência, número da conta e quais operações o representante (outorgado) estará autorizado a realizar.

4) O que uma procuração bancária pode autorizar ?

A procuração para movimentação bancária pode autorizar saques, depósitos, aplicações, transferências, financiamentos, extratos, retirada de cartões e talões de cheque, acesso e modificação de senhas, abertura e encerramento de contas, operações de câmbio e outras.

5) Qual a validade de uma procuração bancária?

Via de regra procurações são válidas enquanto não forem revogadas, ou seja, não possuem validade, entretanto, por motivos de segurança, é interessante delimitar prazos. No caso específico de bancos a maioria deles exige renovação da procuração a cada 01 ou 02 anos.

6) Antes de Fazer Procuração Bancária consulte seu Banco

Antes de elaborar procuração bancária consulte o gerente do seu banco para saber os limites do prazo de validade, dados e outras exigências que podem ser feitas, evitando custos e gastos desnecessários com cartório.

7) Modelo de Procuração Bancária

Procuração para Movimentação Bancária 
Outorgante: José Ferreira da Silva, brasileiro, casado, comerciante, portador do CPF nº 123.456.789-00 e RG MG-123456, filho de Maria Ferreira da Silva e João Gomes da Silva, residente e domiciliado na Rua Atlético, nº 13, Savassi, cidade de Belo Horizonte, CEP 13.013-013. (preencher com dados do representado)
Outorgado: Carlos Ferreira da Silva, brasileiro, solteiro, servidor público, portador do CPF nº 123.456.789-00 e RG MG-123456, filho de Joana Ferraz da Silva e José Ferreira da Silva, residente e domiciliado na Rua América, nº 99, Savassi, cidade de Belo Horizonte, CEP 13.013-099.  (preencher com dados do representante)
Conta Bancária Objeto deste Instrumento: Banco do Brasil (001), Agência 123-4, Conta Bancária 123456-7.   (preencher com dados  bancários)
Objetivo e Poderes: Pelo presente instrumento nomeia e constitui seu bastante procurador o outorgado, para o fim especial de representar o outorgante em qualquer estabelecimento bancário ou de crédito em geral, em todo o território nacional, movimentar contas correntes, depositar ou sacar valores, emitir cheques, celebrar contratos de crédito, realizar quaisquer transações bancárias, sacar mesmo a descoberto, assinar papéis e documentos, requisitar talões de cheques, encerrar contas, reconhecer, transigir, receber, passar recibo, dar e receber quitação, conferindo-lhe ainda, amplos e ilimitados poderes, para desempenhar o que determina o objetivo deste instrumento, inclusive receber notificações judiciais ou extra judiciais e substabelecer no todo ou em parte. 
O presente instrumento tem validade de 01 ano. (Modificar se necessário
Belo Horizonte, 01 de Janeiro de 2020.
____________________________
Outorgante

Artigos sobre Procuração 

Caso queira aprender mais sobre procuração e outras formas de procuração, acesse: