Modelos de Procuração | Como fazer

Olá, Amigos!

Vamos aprender por aqui como fazer uma procuração, passo a passo, detalha a detalhe. Caso você não tenha uma boa noção do que seja uma procuração, quais os tipos, formas e quais os cuidados que este documento exige aconselhamos a ler nosso artigo:
Procuração - Tudo que você precisa saber

1) Dados Necessários para Fazer uma procuração


 Para fazer uma procuração é preciso dos seguintes dados:

Dados do Outorgante: É a pessoa que será representada e que autorizará alguém a praticar atos em seu nome através da procuração. Neste caso precisamos do nome completo, nacionalidade, profissão, estado civil, filiação, CPF, RG, Endereço com CEP. 

Dados do Outorgado: É a pessoa que representará, ou seja, o representante que praticará os atos autorizados pela procuração. Tal como o outorgante, precisaremos de nome completo, nacionalidade, profissão, estado civil, CPF, RG, Endereço com CEP. 

Objeto ou Finalidade: Precisamos deixar claro na Procuração qual a objetivo da procuração, para que vai servir. Exemplo: Representar o Outorgado junto ao PROCON; Representar o Outorgado perante no Cartório...

Poderes: É preciso definir na procuração quais poderes estão autorizados, a exemplo de receber quantias, fazer acordos, emitir recibos e outros. 

2) Exemplo Prático para Fazer uma Procuração


Roberto Carlos Silva possui direito à aposentadoria por idade pelo Regime Geral de Previdência Social (INSS), passou a trabalhar informalmente em um comércio próprio, está muito atarefado para ir até o INSS e requerer sua aposentadoria. Osmar da Silva é primo de Roberto e se disponibilizou a ajudar o primo a implementar sua aposentadoria. 

Estando Roberto e Osmar de acordo, é preciso elaborar uma Procuração para que Osmar possa representar Roberto junto ao INSS. 

3) Fazendo uma Procuração Passo a Passo


Passo 1):  Preencher os dados do Outorgante (representado)
Passo 2): Preencher os dados do Outorgado (representante)
Passo 3): Inserir qual o objetivo ou a finalidade tem a procuração 
Passo 4): Inserir os poderes e oque está autorizado a fazer o Outorgado (representante)
Passo 5): Inserir o Nome do Município e a Data 
Passo 6): Inserir o Nome Completo do Outorgante (representado)



Exemplo de Procuração com dados preenchidos



Modelo para Procuração Extrajudicial (Ad Negotia):


PROCURAÇÃO EXTRAJUDICIAL 
Outorgante: (Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF, filiação, endereço com CEP) 
Outorgado: (Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF, filiação, endereço com CEP) 
Pelo presente instrumento particular de mandato a parte que assina, denominada outorgante, nomeia e constitui como procurador o outorgado acima qualificado, a quem outorga os poderes para o foro geral, podendo os referido procurador em qualquer empresa, instituição ou órgãos públicos, nas esferas administrativas da União, Estados e Municípios e suas Empresas públicas, Autarquias e fundações, para que lhe represente e pratique todos os atos necessário para o bom e fiel cumprimento deste instrumento, especificamente para: (Constar a finalidade da procuração. Ex: Propor e acompanhar processo administrativo de concessão de benefício previdencário junto ao INSS)  
Poderes Especiais: O outorgado está autorizado no desempenho do mandato a exercer os seguintes poderes especiais: (Constar os poderes especiais que o outorgado está autorizado a praticar. Ex: Receber, dar quitação, transigir) 
Local (Ex: Montes Claros/MG), Data (Ex: 01 de Janeiro de 2019). 

———————————————————
Nome do Outorgante (campo de assinatura)

Modelo para Procuração Judicial (Ad Judicia):

PROCURAÇÃO AD JUDICIA 
Outorgante: (Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF, filiação, endereço com CEP) 
Outorgado: (Nome Completo do Advogado, nacionalidade, estado civil, profissão, OAB, endereço do escritório com CEP) 
Pelo presente instrumento particular de mandato a parte que assina, denominada outorgante, nomeia e constitui como procurador o outorgado já qualificado, a quem outorga os poderes para o foro geral, podendo o referido procurador atuar perante qualquer tribunal, juízo, empresa, instituição ou órgãos públicos, nas esferas administrativas da União, Estados e Municípios e suas Empresas Públicas, Autarquias e fundações, para que lhe represente e pratique todos os atos necessários para o bom e fiel cumprimento deste instrumento, especificamente para:  (Constar a finalidade da procuração. Ex: Propor e acompanhar Ação de Cobrança de cheque) 
Poderes Especiais: O outorgado está autorizado no desempenho do mandato a exercer os seguintes poderes especiais: (Constar os poderes especiais que o outorgado está autorizado a praticar. Ex: Receber, dar quitação, transigir) 
Local (Ex: Montes Claros/MG), Data (Ex: 01 de Janeiro de 2019)
————————————————————————————
Outorgante (Campo de Assinatura – Nome Completo do Outorgante)

 Modelo de Procuração Judicial (Aplicado ou Preenchido)




Conclusão


A elaboração de uma procuração exige cuidados e muita atenção, pois é um documento autorizativo capaz de modificar direitos, criar obrigações e até mesmo causar algum prejuízo. Quem é representado precisa ter a exata noção dos poderes e atos que está autorizando na procuração. 

Caso tenha ficado algum dúvida sobre este artigo deixe um comentário. Caso deseje uma consultoria ou serviço para elaboração de procuração envie um email através do menu superior do site "Fale Comigo".

Até a próxima!
Hugo Meira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *